Após um longo e cansativo dia de aula, nada mais conveniente do que ampliar nossos conhecimentos indo à uma exposição de ciências. Sendo assim, fomos visitar um projeto da Secretaria do Estado de Educação, que envolveu física, química, artesanato, astrologia em um singelo planetário e diversão garantida.
Uma das ideias que vimos foi uma
Bicicleta Comum que Ascende Lâmpada. Como assim?? Muito simples!
A ideia foi usar uma bicicleta comum que usa energia mecânica (podemos chamar de força pra simplificar), gera energia cinética (movimento), fornecendo energia elétrica luminosa.
Parece chato, né? Mas na prática é bem divertido e interessante!
Essas bicicletas de hoje, heim?
Essa aqui, além de tocar uma musiquinha enquanto você pedala, ainda tem um pequeno ventilador pra não deixar você com "futum"! HAHA
Outro projeto muuuito bacana foi a
Miniatura de uma Usina Hidrelétrica usada para gerar luz, som e energia.
Essa miniatura ascendeu luzes, emitiu sons... Uau!
Imaginem o que uma usina hidrelétrica em tamanho real faz?
Agora... imaginem o sol sendo usado como uma grande bateria. Pois é isso mesmo que o
Painel Solar fez!
Ele serve para capitar energia solar e transformá-la em energia elétrica. Além de fazer um bem danado ao meio ambiente. Maaas, como nada é de graça, essa placa solar se encontra a um preço nada favorável aos nossos bolsos. Desse modo, isso fica pra um futuro esperoquenãomuitodestante. Talvez nossos netos poderão comprar algum dia! (risos)
Uma iniciativa que chamou bastante atenção pelo fato de ser favorável para o meio ambiente foi o
EcoTelha.
De acordo com esse projeto, uma telha comum custa cerca de R$ 1,30 e uma Eco Telha feita apenas de material Tetra Pak custa só R$ 0,30. Ou seja é 77% mais barata que a comum além de ser mais resistente e ecológica.
Não satisfeitos com tantos experimentos fomos ver cada vez mais e encontramos uma coisa bastante interessante. Foi o Concreto Ecológico. Esse experimento usa 80% de cimento e água e 20% de plástico, como garrafa Pet.
Alguns pontos fortes desse concreto é que possui mais resistência mecânica, mais durabilidade, menos absorção de água e menos calor, causando assim, um ambiente mais arejado e agradável. Só que esse não tem foto, AAAAH :(
__
Esse mesmo grupo nos mostrou uma experiência que nos complicou ainda mais a cachola.
Eles nos mostraram um líquido que muda de cor!
Foi a chamada
Identificação de Mudança de PH (Titulação)
Como não somos químicos nem entendemos absolutamente nada disso, esse ai foi complicado de explicar. Precisamos da ajuda de terceiros maaas, é basicamente o seguinte:
No erlenmeyer adicionou-se certa quantidade de NaOH 0,1 M (Hidróxido de Sódio-base), depois adicionou-se o indicador fenolftaleína (3 gotas), titulou-se com solução de ácido sufúrico H2SO4 0,1 mol até a passagem para incolor.
Ta legal, isso tudo é muito chato na teoria e, cá entre nós, nem a gente entendeu muito bem mas ver pode ajudar a entender. Sem contar que é mais divertido. =]
(Lesley Anne e Hellen Regina conosco na foto)
Bia, Bruno Henrique, Hellen Regina e Anderson
(Bruno e Hellen são Estudantes de química do colégio Mercúrio)
E que pessoal inteligente esse!
Além de serem inteligentes, eles também foram muito
simpáticos com a gente.
Sabe a antena parabólica?
Pois é basicamente isso que a
Mesa Parabólica fez na Lona da Ciência.
É simples, assim como a antena parabólica, esse programa retém a energia no centro, que é o foco do experimento. Logo, por mais que você lance a bolinha de qualquer parte da mesa, ela sempre vai passar pelo meio.
Uffa! Essa foi bem simples. HAHA
Essa é a grande Yris Meire.
Nós a conhecemos na lona da ciência, ela era uma das pessoas que estavam nos ajudando a entender um pouco mais sobre essa matéria tão temida pela maioria dos alunos de hoje em dia. Uma grande física, com um não muito distante futuro brilhante. Ela estuda na Universidade Federal Fluminense, além de ser super inteligente, engraçada, extrovertida e MUITO PACIENTE, pois afinal, ensinar física à nós não é uma tarefa tão fácil assim!
Tudo que a perguntávamos ela explicava de uma maneira assim, tão LEGAL que quando queríamos saber respostas sobre os experimentos e tal, ela disse que não nos diria resposta alguma, foi ai que falamos que não somos muito bons em física... Então ela nos disse algo que vamos relembrar pelo resto da vida: "A HUMANIDADE PRECISA APRENDER A PENSAR!"
E sabem, nós refletimos sobre aquilo e pensamos: É VERDADE. Nós somos a geração futura, se queremos que nosso país cresça, melhore, devemos começar agora, estudando. Não existem caminhos curtos quanto a isso! Vamos estudar e nos preparar para o que quer que a vida nos reserve.
Pois éé, em meio a tantos experimentos não poderíamos deixar de comentá-los aqui.
E chegamos a uma conclusão muito importante: A Física e a Química, no fundo, não são tão insuportáveis como todo mundo pensa, é tudo uma questão de perceptiva. E na prática pode ser tudo muito divertido!
O chato é a parte teórica. (risos)
Escrito e postado por Beatriz Sousa e Anderson Santos